Linha do tempo

Dani                                                                            Gabi
LilySlim Weight loss tickers LilySlim Weight loss tickers

segunda-feira, 12 de março de 2012

Cãibras (ou cãimbras?)

Oi pessoas!
Difícil ficar sem internet... a gente não vive sem MESMO!

Bom, ontem na academia eu reparei que alguns exercícios locais me dão cãibra toda vez que eu faço, mas não entendia o motivo... já como uma banana por dia pra evitar, mas não tá adiantando. Então fui pesquisar!

Diz a Internet que os motivos da cãibra ainda não estão totalmente elucidados, mas algumas prováveis causas são principalmente:
- acúmulo de ácido lático nos músculos: ácido lático é o que sobra depois que o músculo usa a glicose pra obter energia. Parece que apesar de o músculo também usar o ácido lático pro exercício, ele gera um ambiente anaeróbio (com pouco oxigênio), que leva à fadiga muscular, e à cãibra. Vou olhar isso no meu livro de bioquímica e depois venho explicar melhor.

- hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue) e hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) : ocorre primeiro pela perda de suor, segundo pela falta dos minerais. Quando a gente sua (quem soa é sino!) perdemos minerais como sódio, magnésio, potássio, cálcio e etc - todos importantes para o funcionamento muscular. Aí imagine... você tá lá suando em bicas, perdendo seus preciosos sais, e não bebe nem um mísero copinho de água. Seu organismo vai dar um jeito de te frear! O ideal seria beber umas bebidas mais ricas em sais (água de côco, gatorade), mas a água ajuda, seguida de uma alimentação rica antes e depois do exercício.

Como prevenir / evitar a cãibra?
Pra diminuir ou evitar o aparecimento das danadinhas, é só seguir o AHA!

- Alimentação adequada: balanço de nutrientes e sais minerais na alimentação.
- Hidratação: Beber água e isotônicos quando for exercícios de longa duração.
- Alongamento: preparar bem a musculatura antes do exercício.

PS.: A banana repõe potássio. A laranja repõe sódio. Não adianta eu me encher de potássio sem colocar sódio junto, principalmente porquê a gente perde mais sódio no suor. Por isso continuo com cãibra...

As minhas cãibras sempre vêm quando eu estou no solo, fazendo glúteo. Mas o que dói não é a perna que levanta, e sim a parte interna da coxa da perna que está apoiando!! Alguém me indica um alongamento bom pra essa região?

Nenhum comentário:

Postar um comentário