Linha do tempo

Dani                                                                            Gabi
LilySlim Weight loss tickers LilySlim Weight loss tickers

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Uma resolução para a vida.

Bom hoje, como prometido, vou contar porque resolvi emagrecer.

Como a Gabi, eu também me cansei desse corpo, e na verdade esse foi o maior motivo para eu resolver emagrecer.
Eu já havia tentado várias vezes fazer dieta, fui à academia alguns meses, mas realmente é bem como dizem: enquanto você não fizer por você, nada acontece.
Eu até emagrecia alguns quilos, aí acabava me sentindo bem depois de 4 ou 5kgs, e pensava: 'ok, agora eu mereço comer quanto chocolate eu quiser, não vou engordar tudo isso em só um dia'
E então, eu me recompensava pelo trabalho de ficar a semana inteira sem comer, e comia um monte de chocolate, refrigerante e frituras.

Só agora eu vejo o quão sem sentido é esse comportamento, porque, obviamente depois desse 'dia de recompensa' de comilança eu nunca voltava para a dieta muito menos para os exercícios.
Agora eu percebo que a recompensa verdadeira é o emagrecimento, a sensação boa de se olhar no espelho todos os dias e se ver cada vez melhor, e não os doces, queijos gordos e refrigerantes que eu assumia como recompensa.

E como eu cheguei à essa conclusão?
Parei prá pensar na minha infância. Quando meu pai chegava do trabalho, sempre trazia um doce para mim e para minha irmã, então, como qualquer animal que aprende por behaviorismo, acabamos associando as coisas boas aos doces.
Quando estou carente, bebo leite quente e como lanches de queijo, provavelmente porque minha mãe sempre me dava uma mamadeira quentinha quando eu estava chateada ou antes de dormir, e eu me sinto confortável até hoje com o leite quente.

(lembrando que, eu jamais culparia minha família por ter sobrepeso, eu assumo completamente a minha responsabilidade; não há nada de mal em se sentir confortável e aconchegada com certos alimentos, o problema é exagerar em tudo por não saber lidar com situações diferentes. sei que eles sempre fizeram o melhor por mim e os amo muito.)

São comportamentos que a gente pensa que esqueceu, ou abandonou porque agora somos adultos, temos compromissos, relacionamentos, emprego, mas na verdade não. Se percebermos bem, sempre vamos agir de uma certa maneira quando estamos tristes, carentes, e nos sentindo lixos. No meu caso, essa maneira é comer.

E, infelizmente, se sentir um lixo é uma constante na vida de quem tem sobrepeso. Seja por se comparar com a pessoa magra, bonita e normal que está do lado de quem você ama, seja por levar um fora, ficar inseguro em conhecer pessoas, ficar inseguro em entrevistas de emprego mesmo sendo qualificado, evitar festas, entre outras centenas de situações que acontecem e todos nós com certeza já enfrentamos.

E foi disso que eu me cansei.
De ser a gordinha do grupo, de me sentir insegura na maioria das situações normais da vida, ter ciúmes obsessivos por nunca me achar bonita ou sexy o suficiente perto de outras pessoas, de ter vergonha de todas as partes do meu corpo e de me sentir inferiorizada, mesmo nunca tendo sofrido bullying diretamente.

Então é isso!

Vamos em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário